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  • Bianca Garcia CRP: 05/50104

Motivação para manter a dieta e a rotina de exercícios


Vamos à dica de hoje?

Você já ouviu falar em cartão de enfrentamento? Trata-se de uma técnica da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) elaborada pra te ajudar a manter o foco na dieta e na rotina de exercícios. Eu costumo dizer para os pacientes que é aquela “voz” que vai dizer coisas que você gostaria de lembrar, mas que quando você está tomado pelas emoções nem lembra que essas coisas existem.

A tarefa da semana é montar um cartão de enfrentamento. Sempre que sua motivação cair, que você pensar em comer aquele alimento que não está na dieta, que ficar com preguiça de fazer exercícios, pensar em desistir, você vai acessar seu cartão de enfrentamento. Ao final de cada sessão, os pacientes saem com seu caderno de atividades da semana (falaremos do caderno em outro post) e a primeira tarefa de cada dia do programa é: “Leia o seu cartão de enfrentamento” e você vai entender já o porquê ele é tão importante.

Então vamos parar de blá, blá e colocar a mão na massa! Chegou a hora de fazer seu cartão!

  1. Faça uma lista com todos os motivos que você tem para querer emagrecer, por exemplo: “Minha saúde está prejudicada”, “Não tenho mais roupas que caibam em mim”, “Tenho me alimentado mal, comendo coisas que fazem mal para a minha saúde”, “não me sinto bem com a roupa tal” e etc. Esses são só alguns exemplos, mas é extremamente importante que na sua lista tenha os seus motivos, pois somente eles vão “tocar” você na hora que você precisar.

  2. Escolha algumas imagens para colocar no seu cartão. Selecione imagens que normalmente te levam a pensar “Preciso emagrecer!”. As imagens podem ser suas, de alguém especial, de uma roupa que você gostava e não cabe mais, de uma roupa que você gostaria de usar (um vestido de alguma ocasião especial, por exemplo) e etc. A imagem tem ser algo impactante pra você. Algo que seja forte o suficiente pra não deixar você desistir dos objetivos.

  3. Hora de montar o cartão! Ele pode ser físico (de papel cartão, eva...) ou virtual (você pode usar aplicativos que editam fotos, Power point, paint e etc.). Comece o cartão com a frase “Quando eu pensar em sair da dieta ou em não fazer meus exercícios devo me lembrar que... ” e abaixo você coloca todos os motivos para emagrecer que você incluiu na sua lista do item 1. Enfeite seu cartão com as imagens, use a criatividade!

  4. Espalhe pela casa, na porta da geladeira, da dispensa, no espelho do banheiro, na carteira e onde você achar importante. Não deixe de olhar ele todas as manhãs.

Dica: Se você optar pelo cartão físico, tire uma foto dele no sue celular, pois assim você terá acesso a ele a qualquer momento. Use o cartão sempre que perceber que está perdendo o foco. Eu sempre digo para os meus pacientes no consultório: “Você até pode pensar em sair da dieta ou optar por não fazer o exercício, mas dê uma lida no cartão antes”. E eles dizem que funciona!

E aí, o que acharam? Comentem aqui no post! Se quiser me mandar uma foto do cartão, fique a vontade! Vou adorar!

Uma excelente semana a todos!

Abraços

Bianca

Bianca Garcia Moreira

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