Buscar
  • Psicóloga Bianca Garcia

5 dicas pra você tirar as metas do papel


Virada de Ano pode ser uma boa hora pra planejar, mas se você não mudar seu comportamento, vai ser só mais uma lista de metas na gaveta.

Se liga nas dicas pra te ajudar na hora de planejar suas metas pra 2020.

.

  1. Quando terminar suas lista clássica, anote ao lado o nível de dificuldade de cada meta. Normalmente a gente escolhe aquela que causa mais encrenca na vida. Experimente começar pela mais fácil. As vezes estamos a tanto tempo na mesma, que nem acreditamos mais em nos mesmos. Começar pelo mais fácil pode te encorajar e quem sabe você volta a acreditar em você. Isso aumenta a sua motivação e o senso de auto eficácia.

  2. Escolha metas que façam sentido pra vc, não metas que estão na moda ou que outro diz que são importantes. Quem vai ter que encarar o objetivo é você é pra isso, precisa ver sentido no que está buscando.

  3. Depois que escolher da sua lista de metas aquilo que é mais fácil, transforme em submetas (ex: meta emagrecer/submetas: beber mais água, comer menos doces, fazer atividades físicas, ir mais vezes ao supermercado...) depois anote ao lado de cada submeta, qual o nível de dificuldade de cada uma delas. Novamente escolha a que tem menor dificuldade e bole um plano de ação. Essa sim é sua meta 00001 de 2020. (Ex.: beber mais água: baixar aplicativo, colocar lembretes pela casa, comprar uma garrafinha e andar com ela...). Quando você conseguir colocar essa submeta em prática, parta pra próxima submeta e por aí vai. Depois que atingir todas as submetas, pegue sua lista de metas na gaveta e faça o mesmo pra segunda meta mais fácil.

  4. Comemore suas conquistas! Por menor que elas sejam. As vezes pro outro pode ser fácil ou uma bobagem, mas lembre-se do quanto isso foi importante pra vc.

  5. Comece a tolerar o desconforto. Se você fácil você já teria feito. A recompensa nem sempre é imediata. Vai ser chato, cansativo e nem todos os dias você estará tão motivado quanto hoje. Treine esperar pelas recompensas a médio e longo prazo e nem sempre o trajeto será divertido . Ser adulto é isso aí!

Feliz 2020!


0 visualização