Buscar
  • Psicóloga Bianca Garcia

Como anda seu sono?

É comum pessoas mais ansiosas ou em situações de estresse apresentarem problemas relacionados ao sono. 🥱


A higiene do sono é uma prática que propõe mudanças comportamentais e ambientais que tem por objetivo promover uma melhoria na qualidade de sono.Separei algumas delas pra vocês praticarem, são elas:

📍Evite situações e pensamentos ativadores próximo ao horário de dormir;


📍Mantenha um bloco e uma caneta ao lado da cama, para registrar os pensamentos e preocupações que por ventura você não consiga evitar;


📍Procure dormir em horários regulares, assim mantem seu relógio biológico ajustado e diminui a chance de episódios de insônia;


📍Evite cochilos durante o dia;


📍Evite usar a cama estudar, trabalhar e etc. Isso ajuda o seu cérebro a

“entender”que quando estiver na cama é hora de dormir;



📍Próximo ao horário de dormir, evite a ingestão de alimentos pesados ou açucarados. Evite também a ingestão de líquidos em excesso e de produtos que tenham cafeína;


📍Caso você esteja há mais de 15 minutos “fritando”, de um lado pro outro na cama, levante-se e vá pra outro cômodo fazer alguma atividade relaxante como; ler, ouvir músicas calmas, áudios de relaxamento ou meditação guiada. Evite navegar em redes sociais e páginas e/ou ligar aparelhos eletrônicos. Isso pode te deixar mais agitado e consequentemente sem sono.




📍Crie o seu “ritual diário” do sono. Tome um banho relaxante, diminua as luzes da casa, diminua o som ou desligue dispositivos eletrônicos, escolha seu pijama confortável e seu chá favorito. Isso te ajuda a “informar”pro seu cérebro que está na hora de descansar.

.

E aí? Curtiu? Agora é praticar. Bons sonhos😴

.

#sono #higienedosono #terapiacognitivocomportamental #ansiedade

.


0 visualização