Buscar
  • Psicóloga Bianca Garcia

Seu perfeccionismo te ajuda ou te atrapalha?

Quantas vezes você já quis colocar algo em prática e na busca pelo melhor resultado, criou tantas demandas, exigências e processos, que acabou ficando complicado ou difícil demais? .

A ideia do perfeccionismo é te proteger do julgamento, das criticas, dos erros, das falhas, ou seja, da vulnerabilidade… O perfeccionismo funciona como uma armadura, só que pesa algumas toneladas.

Muitas vezes nosso medo de fracassar ou de estar vulnerável nos leva a usar o perfeccionismo”como estratégia pra se manter onde está (que muitas vezes é a mesma coisa que fracassar). Resumindo, por medo de fracassar, a gente fracassa…é o que chamamos na psicologia de profecia auto realizável, mas isso daria assunto pra outro post.

Já sei, você deve estar se perguntando “e as dicas Psi?”…vamos lá então .

📌Comece do jeito que dá: Por exemplo, você não precisa da bibliografia completa pra começar a estudar, não precisa do melhor computador do mundo pra começar a escrever, não precisa da academia xyz pra começar a se exercitar e muito menos de uma câmera de última geração pra começar a produzir conteúdo. Comece do jeito que dá e com o tempo você vai aprimorando. .

📌Cuidado com o excesso de sofisticação nos processos: as vezes um papelzinho no bolso funciona melhor que uma planilha mega power, muitas vezes um bloco de notas funciona mais que um planner super ultra caríssimo que você tem preguiça de atualizar, melhor um artigo lido no celular do que uma estante de livros não lidos, melhor uma caminhada ao livre, do que uma academia que você paga e nunca foi… e por aí vai :) .

📌Aceite que você é vulnerável e troque soluções perfeitas por solucões viáveis? .

Curtiu? Então marca um amigo aqui e me ajude a ajudar mais pessoas .

#quecuidadamentecuidadavida #procureumpsicologo #psicologa #psicologia #terapia #terapiacognitivocomportamental #tcc #autocompaixao #mindfulness #saudemental #psicologoonline #terapiaonline #tcconline #atendimentoonline


0 visualização