Buscar
  • Psicóloga Bianca Garcia

Você já ouviu falar em Cartões de enfrentamento?

Hoje eu vou ensinar pra vocês mais uma técnica que eu utilizo no consultório, o cartão de enfrentamento, também conhecido como “cooping cards”

.

Existem diversos livros e artigos(acabei de ler um agora inclusive) que mostram a eficácia dessa ferramenta nos quadros de ansiedade e outros transtornos, ou seja, não sou eu que acho que funciona, é ciência mores…rs

.

Esse cartão funciona como um cartão lembrete, para aqueles momentos que você esta tão ansioso e ativado emocionalmente, que mal consegue lembrar de um monte de coisas importantes.

.

Então vamos praticar? Primeiro você preenche aquele mapa de preocupações que eu postei aqui no blog na semana passada.

.

Pronto! Agora que você ja preencheu o mapa com todas preocupações que estão passando na sua cabeça, escolhe a preocupação que gera mais ansiedade no seu dia (lá tem uma coluna que você classifica de 0-10). Aquele pensamento que mais te deixa agoniado.Escolheu? Agora vai la na coluna, “Que outra forma eu posso pensar sobre isso?”,pega o pensamento já reestruturado e vai montar seu cartão de enfrentamento.

.

Como? Pode ser um post it, bilhete, no bloco de notas, um audio pra vc mesmo, uma cartolina gigante…rsrsrs! Espalha pela casa, pelo Celular e pelos lugares que você mais passa.

.

A medida que o pensamento surgir, você acessa esse cartão de enfrentamento e leia em voz alta o que você escreveu nele. Isso vai te ajudar a se contar com pensamentos mais funcionais e reduzir a sua ansiedade.

#medo #ansiedade #terapiacognitivocomportamental

.





0 visualização