Sobre a Terapia Cognitivo Comportamental
 

    Também conhecida por TCC. Desenvolvida por Aaron Beck em 1960 e conhecida inicialmente como Terapia cognitiva.Em 1964 Beck concebeu uma psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e a modificação de comportamentos e pensamentos disfuncionais (Beck,2013). Desde aquela época, ele e outros autores tiveram sucesso na adaptação dessa terapia a populações diversas e com uma ampla abrangência de transtornos e problemas.

 

   A TCC caracteriza-se por utilizar um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento, que consequentemente levam a uma transformação emocional e comportamental, promovendo autonomia do cliente, alcançando assim o alívio ou a remissão dos sintomas (A. Beck, 1993).

 

   Através de uma avaliação nas sessões iniciais, o cliente fala sobre suas dificuldades, seus objetivos e suas expectativas em relação ao processo terapêutico. A partir de uma aliança terapêutica, o psicólogo e o cliente colocam em prática as técnicas de acordo com sua demanda e perfil, promovendo bem-estar, autoconhecimento, além de mudanças na visão que o cliente tem de si mesmo, dos outros e do mundo.